Acompanhe as novidades

Conheça o tratamento com toxina botulínica

Publicado em 21/09/2017Conheça o tratamento com toxina botulínica

Conhecido como botox, o tratamento com toxina botulínica atua através de uma toxina que quando aplixada no músculo, provoca relaxamento da região. Indicado para suavizar linhas de expressão do rosto. Entre as linhas tratadas estão as rugas da testa, a glabela, e rugas na região dos olhos. Comparado com a ação de cosméticos antirrugas, o botox costuma trazer resultados mais visíveis.

Saiba mais sobre o tratamento com toxina botulínica e seus riscos.

O que é o tratamento com toxina botulínica

A toxina botulínica é produzida pela bactéria responsável pela paralisia muscular associada à intoxicação alimentar, isolada e purificada para ser utilizada na prática médica. A paralisia dos músculos extra-oculares específicos pode melhorar o alinhamento ocular desses pacientes. O tratamento com toxina botulínica, geralmente é utilizado para suavizar as linhas de expressão e assimetrias faciais e casos de sudorese excessiva (hiperidrose).

Riscos do tratamento com toxina botulínica

O uso do tratamento da toxina botulínica é contra-indicado para gestantes, lactantes, pacientes com doenças neuromusculares, imunodeprimidos, alergicos a qualquer componente de droga ou com algum processo infeccioso na face.

Quando utilizado com doses excessivas, poderá ocorrer perda de expressão no local aplicado, podendo ser revertido com o tempo. Para sulcos ao redor dos lácios, o famoso bigode chinês, linha que se forma entre o nariz e a boca, o mais recomendo é o preenchimento facial, por ser uma área de bastante movimento, não é recomendado atuar em sua musculatura, podendo deixar a área paralisada temporariamente.

Processos do tratamento com toxina botulínica

A toxina é aplicada na área a ser tratada com distância de 1.5 cm de um ponto ao outro, com anestesia tópica. A aplicação é praticamente indolor, e deve sempre pautar pelo uso da “mínima dose efetiva”, entretanto, o cálculo da dose a ser aplicada depende da indicação e tratamento do paciente.

Antes de qualquer procedimento, procure um médico cirurgião especializado para retirar suas dúvidas e realizar o tratamento com toxina botulínica. Conte com o Dr Petrônio Fleury, e marque uma consulta.