Acompanhe as novidades

Rinoplastia: cuidados pré e pós-operatório

Publicado em 25/07/2018Rinoplastia: cuidados pré e pós-operatório

A rinoplastia é um procedimento feito para corrigir esteticamente e/ou funcionalmente o nariz. Mas você sabe quais são os cuidados que devem ser tomados antes e depois da cirurgia? Continue lendo este texto.

Cuidados pré-operatórios

Os principais cuidados pré-operatórios para quem vai fazer rinoplastia são:

  • Evitar o uso de medicações que contenham AAS, vitamina E e Ginko Biloba. Isso porque essas medicações podem interferir no processo de coagulação;
  • Não fume nos dias que antecedem o procedimento, já que o cigarro pode retardar a cicatrização;
  • Providencie o acompanhante e informe a clinica (nome e telefone);
  • Mantenha seu médico informado quando tiver sinais de resfriado, conjuntivite, herpes ou qualquer outro tipo de infecção que aparecer na semana anterior à cirurgia.

Véspera da cirurgia

Na véspera da rinoplastia, não faça refeições pesadas e mantenha o jejum correto, que inclui a não ingestão de água, café, refrigerante e balas.

No dia da cirurgia

Chegou a hora da sua rinoplastia, por isso o ideal é que você chegue no horário marcado com o seu cirurgião, levando todos os exames pré-operatórios.

Não utilize cremes, maquiagem e deixe as unhas sem esmaltes ou bases, além de roupas que são colocadas pela cabeça, já que serão utilizadas no momento da alta.

Cuidados pós-operatórios

Alguns cuidados pós-operatórios são ideais para que a sua recuperação da rinoplastia seja completa, por isso siga as orientações do seu médico e a prescrição dos medicamentos.

  • Deve ser mantido repouso relativo por 7 dias, além de se evitar situações que possam provocar o aumento de pressão por 14 dias;
  • A exposição ao sol e os exercícios físicos moderados podem ser feitos após 30 dias (de forma gradual);
  • Natação, vôlei e musculação podem ser feitos após 90 dias;
  • O uso de óculos deve ser liberado pelo médico.

Alimentação

Você pode se alimentar normalmente após o segundo dia, mantendo uma dieta leve a base de proteínas e vitaminas de frutas em temperaturas mornas, evitando comidas quentes por 3 dias.

Dr. Petrônio Fleury é o profissional ideal para realizar a sua rinoplastia e deixar o seu rosto ainda mais harmonioso. Fale conosco para agendar uma consulta ou acesse o site para saber mais.