Acompanhe as novidades

Rinoplastia: tudo sobre o procedimento

Publicado em 25/07/2018Rinoplastia: tudo sobre o procedimento

rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais comuns e tem como objetivo corrigir o aspecto estético e também respiratório do nariz. Esse procedimento é mais conhecido como “plástica de nariz” ou “cirurgia de nariz”.

Quer saber mais sobre como é feito esse procedimento e quais são os cuidados que você deve ter antes e depois dele? Continue lendo.

Tipos de rinoplastia

Existem vários tipos de rinoplastia e cada uma tem um objetivo. Confira:

Rinoplastia de redução

Utilizada para diminuir o tamanho ou largura, seja da ponta, dos ossos ou das asas nasais. Esse tratamento é buscado por quem se sente infeliz com o nariz, acreditando que ele é desproporcional ao restante do rosto.

Rinoplastia de aumento

Cirurgia feitos para promover o aumento do nariz, que pode ser necessária em casos de subdesenvolvimento, perda de partes após acidentes, procedimentos mal sucedidos ou algum tipo de incômodo que o paciente tenha com a estética.

Rinoplastia Étnica

Procedimento com fins estéticos que altera o formato do nariz de acordo com a etnia do paciente, com o objetivo de manter os traços genéticos característicos.

Rinoplastia pós-traumática

Cirurgia feita para corrigir lesões dos ossos e cartilagens após acidentes ou alterações como o desvio de septo.

Projeção e rotação da ponta

É a famosa cirurgia do nariz arrebitado, feita reutilizando-se suturas que vão reposicionar, remodelar e simetrizar a ponta nasal.

Cirurgia para nariz torto

Esse procedimento consiste em provocar uma fratura e após isso realizar a rinoplastia. Em alguns casos é necessária a colocação de um enxerto que irá disfarçar o desvio.

Técnica aberta ou fechada?

rinoplastia poder ser feita por duas técnicas: aberta e fechada.

Na técnica fechada, o cirurgião realiza o procedimento com um campo parcialmente ou totalmente fechado. As vantagens dela é que as cicatrizes não são visíveis e é possível ter uma noção de como o nariz irá ficar após a cirurgia.

Já a técnica aberta abre todo o campo de visão para a cirurgia, fazendo com que a cirurgia seja feita da maneira mais precisa possível, posicionando corretamente as estruturas.

Consulta com o médico

Para fazer a sua rinoplastia de forma segura, marque uma consulta com o seu cirurgião plástico de confiança para que ele veja se o procedimento será somente estético ou se existe alguma condição funcional.

Alguns exames poderão ser solicitados para entender melhor o formato do nariz e também para o pré-operatório.

A cirurgia

rinoplastia é feita em hospital e pode ser realizada com anestesia geral ou local. O procedimento dura em torno de duas horas e você deve ficar em observação por até 24 horas.

Na hora da alta, seu médico indicará quais são os cuidados pós-operatórios que você deverá ter.

Resultados

Os resultados da rinoplastia costumam aparecer com cerca de 6 meses após o procedimento.

Ficou interessado e quer fazer a sua rinoplastia? O Dr. Petrônio Fleury pode ajudar você. Acesse agora o nosso site para saber mais e agendar a sua consulta ou fale conosco.