Acompanhe as novidades

Quais os benefícios da cirurgia plástica no inverno?

Quais os benefícios da cirurgia plástica no inverno?

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), em época de clima mais ameno há um aumento significativo na busca por esse tipo de procedimento. Isso pode ser explicado pelo conforto natural dos dias mais frios. Afinal, a maioria das intervenções conta com pós-operatórios rígidos, sendo inclusive necessário o uso de cintas modeladoras, como é o caso da abdominoplastia e lifting.

Pensando nisso, no post de hoje vamos mostrar alguns dos principais benefícios em realizar uma intervenção cirúrgica de caráter estético ou não durante os meses mais frios do ano. Além disso, você descobrirá os procedimentos mais realizados pelos cirurgiões. Confira!

Afinal, por que é recomendável fazer cirurgia plástica durante o inverno?

Após se submeter a procedimentos cirúrgicos de qualquer natureza, recomenda-se o repouso do paciente. Além disso, é aconselhável que a exposição aos raios solares seja evitada, especialmente nos meses seguintes à cirurgia plástica. A ideia de refrear o calor muito forte é de possibilitar uma cicatrização adequada das incisões, livrando o paciente de comprometer o resultado com o surgimento de manchas, por exemplo.

Outro detalhe que merece atenção é a recuperação mais rápida, a possibilidade de realizar cirurgias combinadas e até mesmo o fato de poder aproveitar o verão com um visual totalmente renovado. Confira, a seguir, mais detalhes sobre as vantagens em optar por realizar cirurgias plásticas durante o inverno.

Menor risco de manchas

O processo de cicatrização da pele é uma das principais preocupações daqueles que se submeterão a um procedimento cirúrgico, principalmente os de caráter estéticos. Isso porque, a formação de uma marca ou cicatriz inestética pode causar prejuízos importantes ao resultado da operação.

Em virtude da menor ocorrência de raios solares, os meses que correspondem ao inverno brasileiro (entre julho e agosto) são mais propensos a garantir melhores resultados em relação às lesões na pele relacionadas a cicatrização, muitas vezes inexistentes ou pouco aparentes. Além disso, evita que ocorra o surgimento de manchas na pele no local operado. 

Procedimentos combinados

É muito comum que alguns pacientes desejem realizar mais de um procedimento no mesmo período. Para tanto, é fundamental fazer um planejamento adequado, buscando otimizar o tempo para a recuperação das cirurgias. O inverno no Brasil coincide com as férias escolares. Sendo assim, os pais que precisam buscar os filhos na escola podem aproveitar o tempo livre para a recuperação adequada dos procedimentos.

Nesse sentido, além do período único na recuperação e, consequentemente do afastamento das atividades diárias, o paciente pode se beneficiar pelo menor custo — já que haverá apenas uma consulta de pré-avaliação operatória, única anestesia, etc. Portanto, a possibilidade de realizar mais de uma cirurgia é ideal para quem tem uma agenda muito cheia.

Recuperação mais rápida

Em via de regra, o frio é um excelente aliado para reduzir efeitos colaterais normais das cirurgias plásticas, como o aumento do inchaço e surgimento de edemas na região operada. Durante climas mais amenos, há menor ocorrência de desconfortos gerais, já que a retenção de líquidos é também menor em dias mais frios.

Outro detalhe importante está diretamente relacionado ao processo mais rápido da recuperação dos pacientes. Durante o verão, a regeneração dos tecidos se dá de maneira mais lenta em relação ao inverno. Portanto, optar por esse período do ano pode permitir que os pacientes retornem mais rapidamente às suas atividades normais.

Uso de cintas modeladoras

Em diversos procedimentos estéticos, como a abdominoplastia, mamoplastia e lifting de pernas é necessário o uso de cintas modeladoras durante as primeiras semanas do pós-operatório. Por conta disso, o calor do verão pode tornar essa rotina ainda mais difícil e incômoda, já que o uso de sutiãs e cintas muito ajustados é desconfortável. Por outro lado, nos dias mais amenos, a transpiração é também menor, facilitando o uso desse tipo de acessório.

Quais procedimentos são mais indicados no inverno?

Confira, a seguir, alguns dos principais procedimentos realizados nessa época do ano:

Lifting de braços

lifting de braços é uma intervenção cirúrgica que tem por objetivo reduzir a flacidez da parte interna do braço por meio de incisões nas axilas. Esse procedimento é feito em associação com a lipoaspiração e, normalmente, a maioria dos pacientes retorna às atividades normais após duas semanas.

Entretanto, para garantir resultados satisfatórios, o paciente deve permanecer por pelo menos 45 dias sem realizar nenhuma atividade física. Nesse sentido, manter-se sem exercícios durante o verão pode ser ainda mais difícil. Portanto, optar por realizar o procedimento durante o inverno é uma alternativa interessante, sobretudo por conta da maior adaptação do repouso nessa época do ano.

Mamoplastia

Outra indicação de procedimentos estéticos no inverno é a mamoplastia. Trata-se de uma técnica que tem por objetivo aumentar ou reduzir o tecido mamário, consequentemente, o volume das mamas. No caso da cirurgia de redução, o cirurgião extrai o excesso de gordura e tecido glandular de modo a promover uma melhor simetria das mamas em relação ao corpo. Já a cirurgia de aumento consiste na colocação de implantes de silicone com o objetivo de aumentar o volume e dar uma forma mais harmônica para os seios.

O período de recuperação da cirurgia tende a ser tranquilo, com pouca dor ou desconforto. Além do mais, esse tipo de intercorrência pode ser aliviado com o uso de analgésicos simples. Por outro lado, para garantir um melhor resultado, é indicado que seja restrito os movimentos dos braços e evitar atividades físicas por pelo menos 30 dias após a cirurgia.

Além disso, o uso do sutiã pós-cirúrgico é indispensável durante todo o primeiro mês, já que ele oferece um suporte mais adequado as mamas e permite uma maior adaptação da pele e tecidos, contribuindo também para a cicatrização.

Abdominoplastia

Assim como a mamoplastia, a abdominoplastia exige cuidados importantes durante o pós-operatório, sobretudo em relação ao repouso correto. O principal responsável pelo aumento do procedimento durante o inverno é justamente o processo de recuperação da cirurgia, que se dá de maneira mais confortável e eficiente durante os meses mais frios.

Outro detalhe importante é que, climas amenos promovem uma maior regeneração dos tecidos, fazendo com que o inchaço e as dores locais reduzam consideravelmente. Ademais, durante o inverno é possível visualizar mais rapidamente os resultados em relação às altas temperaturas do verão.

Lifting de pernas

Assim como o procedimento realizado nos braços, o lifting de pernas também demanda um repouso necessário para boa recuperação dos pacientes. Além disso, é recomendado o uso de cinta cirúrgica por um período de 60 dias. Nesse contexto, a realização da cirurgia durante o inverno pode proporcionar um conforto maior, especialmente durante o pós-operatório.

Gostou das dicas e informações que apresentamos neste artigo? Então, entre em contato conosco para marcar agendar uma avaliação.

 

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades e mantenha-se informado.

Solicite uma ligação
e tire suas dúvidas
Fale com um de nossos atendentes ou, se preferir, nós ligamos para você.