Acompanhe as novidades

Procedimentos pós cirurgia plástica descubra como otimizar sua recuperação

Publicado em 31/08/2020 Procedimentos pós cirurgia plástica descubra como otimizar sua recuperação

Os cuidados no pós-operatório são primordiais para quem deseja alcançar resultados satisfatórios. Nesse sentido, além de escolher um profissional devidamente qualificado é preciso se comprometer a seguir todas as recomendações tanto no pré quanto no pós-operatório. Para maximizar os efeitos positivos, no entanto, é possível colocar em prática alguns procedimentos pós cirurgia plástica.

Entretanto, é preciso deixar claro que a regeneração do organismo se dá em grande parte em casa, após a alta hospitalar. Portanto, o paciente deve seguir fielmente todas as recomendações médicas, principalmente aquelas relacionadas à alimentação correta e repouso adequado. Assim, sua recuperação se dará de maneira mais tranquila e eficiente, minimizando os riscos inerentes a esse período.

Quer saber qual a importância do pós-operatório, cuidados necessários, riscos mais comuns e o que fazer para acelerar sua recuperação? Então, basta continuar acompanhando a leitura!

Afinal, qual a importância do período pós-operatório?

Realizar um procedimento de maneira qualificada é o primeiro passo para garantir a satisfação do paciente. Entretanto, uma boa recuperação está diretamente associada aos cuidados observados durante o pós-operatório. Ou seja, aqueles que passam por um procedimento cirúrgico precisa, essencialmente, resguardar-se de cuidados, principalmente porque sua saúde geral estará mais suscetível a problemas médicos.

Todo organismo pode repercutir de maneira diferente ao procedimento realizado. Nesse sentido, para evitar problemas decorrentes da cirurgia é fundamental redobrar a atenção e, consequentemente, ter uma recuperação mais completa. Sendo assim, adotar corretamente algumas medidas de segurança pode contribuir para uma maior satisfação no resultado da cirurgia, afinal, pacientes que seguem corretamente as recomendações médicas apresentam menos intercorrências, como infecções, trombose etc.

Quais cuidados devo ter durante essa etapa?

De maneira genérica, uma série de cuidados devem ser observados mesmo antes de se submeter a qualquer tipo de cirurgia, sendo ela de caráter estético ou não. Pensando nisso, reunimos abaixo os principais aspectos de atenção que devem ser levados em consideração. Confira!

Não fume

O consumo de cigarros pode ser um fator determinante para o surgimento de queloides, necroses ou até mesmo de tromboses. Isso porque, esse tipo de substância prejudica consideravelmente a circulação sanguínea, comprometendo assim o transporte de oxigênio para as células. Consequentemente, o processo de cicatrização é afetado.

Tenha bons hábitos alimentares

Uma alimentação equilibrada é fundamental para a recuperação após qualquer cirurgia plástica, sobretudo aquelas de caráter estético. É por meio dela que o paciente terá seu organismo nutrido corretamente. Assim, o processo de cicatrização pode se dar de maneira mais eficiente.

Nesse período é recomendável que os pacientes consumam apenas alimentos ricos em vitaminas e proteínas, como aquelas encontradas em carnes magras, peixes, grãos, alimentos integrais, frutas cítricas e vermelhas. Por outro lado, nessa fase é preciso excluir do seu cardápio alimentos ricos em carboidratos, gordura saturada e açúcar refinado, como enlatados e industrializados, refrigerantes e fast foods.

Consuma bastante líquido

Os líquidos são excelentes aliados de uma boa recuperação, pois ajudam a hidratar o organismo e reduzir edemas (inchaços). No caso da água, deve-se consumir pelo menos 2 litros por dia, sem deixar de lado a ingestão de sucos naturais ou água de coco. Além disso, esse elemento contribui para a hidratação da pele, sobretudo na região afetada pela cirurgia.

Faça o repouso recomendado pelo médico

A prática de atividades físicas, embora recomendada para acentuar os resultados da cirurgia deve ser evitada ao máximo em um primeiro momento. Com isso, o paciente deve ficar em repouso seguindo as orientações do médico para acelerar o processo de cicatrização e evitar que os pontos se rompam. Cabe ao médico definir o tempo necessário para retornar gradualmente a sua rotina normal de atividades, afinal, esse quesito deve levar em consideração fatores como o tipo de cirurgia e condições gerais de saúde do paciente.

Cuidado com a automedicação

Dependendo do tipo de cirurgia, é possível que o paciente apresente desconforto ou dor moderada. Nesses casos, o cirurgião poderá prescrever analgésicos para aliviar o incômodo. Situações muito específicas podem exigir cuidados especiais e, portanto, o uso de medicamentos anticoagulantes ou vasodilatadores, por exemplo, deve ser acompanhado de perto pelo médico, pois aumentam as chances de ocorrer sangramentos.

Evite a exposição solar

O calor provocado pelo sol forte e ambientes quentes são naturalmente agentes vasodilatadores. Em função disso, há um risco iminente de sangramentos, inchaços e manchas na pele, especialmente na área operada.

Existe algum risco importante ao descumprir essas recomendações?

Pacientes psicologicamente bem preparados geralmente tem uma tolerância maior às intervenções cirúrgicas e, portanto, recuperam-se mais rapidamente. Por outro lado, aqueles que não seguem os cuidados exigidos nesse período podem desenvolver complicações nem sempre previstas.

De modo geral, essas complicações cirúrgicas podem ou não serem imediatas, já que alguns casos elas acontecem mesmo após surgir a alta hospitalar definitiva. Sendo assim, a repercussão clínica depende de cada organismo, assim como das atitudes que foram tomadas durante a recuperação.

Por isso, o paciente está sujeito a desenvolver hematomas, infecções, comprometer a formação adequada de cicatrizes, romper os pontos e acumular líquidos abaixo da pele (seroma) se não seguir à risca todas as recomendações médicas durante o pós-operatório.

Quando devo procurar auxílio médico?

Eventualmente o paciente pode desenvolver alguns sintomas durante o período de recuperação que podem estar ligados ao procedimento cirúrgico. Nesse caso, é indispensável procurar ajuda médica, caso apresente:

  • febre alta contínua;
  • dificuldade para respirar;
  • enjoos ou mal estar intensos;
  • dor na região operada, etc.

Quais procedimentos pós cirurgia plástica pode ajudar na recuperação?

Em tese, realizar alguns procedimentos como drenagem linfática e massagens relaxantes pode ser muito útil para recuperação de pacientes que realizaram procedimentos cirúrgicos de caráter estético. Contudo, é preciso avaliar corretamente a indicação dessas atividades, já que cada tipo de cirurgia pode ter uma aplicação distinta no combate a inchaços e edemas, por exemplo.

Além disso, a cicatrização se dá de maneira diferente em cada cirurgia plástica, assim como o biotipo do indivíduo operado. Por isso mesmo, as terapias complementares indicadas durante o pós-operatório devem ser avaliadas individualmente. No geral, são elas:

  • drenagem linfática;
  • massagens relaxantes;
  • acupuntura;
  • fisioterapia;
  • exercícios de fortalecimento muscular, entre outros.

Embora sejam importantes, esse tipo de tratamento alternativo deve respeitar um tempo mínimo após a alta hospitalar. Sendo assim, esse período também deve estar alinhado com o cirurgião de modo a evitar eventualidades no seu pós-operatório.

Como você pode ver, o período de recuperação tem uma importância equivalente a uma cirurgia bem realizada. Afinal, durante ele é possível otimizar os resultados estéticos, garantindo assim a evolução adequada do paciente. Nesse sentido, os procedimentos pós cirurgia plástica são atividades complementares com alto potencial de otimização da cirurgia, porém, devem ser indicadas por um médico qualificado.

Esperamos que essas informações sejam úteis. Portanto, se gostou das nossas dicas e deseja conhecer mais sobre os procedimentos realizados diariamente em nossa clínica, entre em contato agora mesmo e agende sua avaliação.

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades e mantenha-se informado.

Solicite uma ligação
e tire suas dúvidas
Fale com um de nossos atendentes ou, se preferir, nós ligamos para você.